quinta-feira, 9 de setembro de 2010

A chegada

Se é a primeira impressão que fica, tenho certeza de que cheguei em um paraíso perdido.

Foi só quando vi de cima do avião que me dei conta de que o Haiti está no Caribe. O avião pousou cercado de um lado por enormes e lindas montanhas e do outro por um mar que se confunde entre o azul e o verde.

Mas antes de chegarmos ao país, antes da paisagem, algo me chamou a atenção no Haiti: os haitianos. Antes de embarcarmos, percebi o tanto que eles não gostam de... filas. Pareceu-me que tentar fazer uma fila era um desrespeito imenso com a cultura local.

O que uns podem considerar desorganização, eu vi apenas como uma característica forte. Eles se impõem uns sobre os outros. Mas não pensem que por isso passam um sobre os outros. A cooperação, a ajuda entre eles é magnífica de se observar.

Confirmei isso no caminho do aeroporto à pousada. Tantas casas destruídas, tantos escombros, tanta tragédia. E em cada lugar havia um grupo enorme mexendo em papéis (aqueles de plantas de construção, sabe?), misturando cimento, dando ordens e obedecendo-as.

Ainda não andei pela cidade (necessito urgentemente de um banho e de uma roupa fresquinha). Mas já vi tanta coisa que não sei nem por onde começar a contar.

Ai, memória, não me deixe na mão nessa viagem, por favor!

3 comentários:

  1. aguardo notícias! :) já tô te seguindo, beijo bá linda :)

    ResponderExcluir
  2. Seu olhar vai ser muito interessante, Babi. O Haiti está esquecido pelos noticiários, isso é muito triste porque o país ainda não se recuperou. Tudo bem, sabemos dos critérios de noticiabilidade, das práticas do newsmaking, do interesse pelo novo, mas nada torna essa situação menos dolorosa. =/

    ResponderExcluir
  3. Isabela Costa - Itabira27 de fevereiro de 2012 às 10:20

    Bá, estou encantada, confesso que havia tempos que nem lembrava que blogs existiam, aliás, tempo é algo que anda me faltando e muito, mas não sei por que nem como, entrei no meu e resolvi entrar logo no blog que seguia com o nome que mais me atraiu. Li todos os posts e sem exagero, dá até gosto de ler, vontade de não parar, parabéns pelo trabalho, pelo curso, e adorei os textos, virei aqui sempre que puder, boa sorte nessa fase tão gratificante que será pra você! Beijos e saudades.

    ResponderExcluir